
A automação pneumática tem como fonte o trabalho mecânico (força x deslocamento) realizado pelo ar comprimido.
O objetivo principal da automação é diminuir a interferência humana. Ela é um meio de garantia de alta produtividade com elevada eficiência, permitindo com isso uma redução no custo final do produto.
Sistemas pneumáticos não são sistemas complexos de difícil manipulação. Sendo o cansaço um dos motivos para a ocorrência de acidentes do trabalho, a automação pneumática evita eventuais fontes de cansaço físico por parte do operador e a sua implantação traz enormes vantagens às instalações.
A transmissão de força é normalmente realizada pelo uso de fluidos. Os sistemas pneumáticos são mais simples do que o hidráulico ou elétrico, trazendo vantagens no custo inicial e facilidade de manutenção.
A operação de um compressor de ar pode ter custo superior ao custo da eletricidade, porém a disponibilidade de ar comprimido é muito comum em fábricas e indústrias. Os componentes pneumáticos também têm um baixo custo de manutenção, sendo muito mais barato do que reparar ou substituir um atuador elétrico.
Sistemas pneumáticos de transmissão de força são a melhor opção para mover peças e ferramentas na automação industrial. Eles desempenham uma variedade de funções como prender, pegar, posicionar, levantar, pressionar, selecionar e empilhar peças ou ferramentas.
SISTEMA PNEUMÁTICO BÁSICO
Normalmente um sistema pneumático contém:
1- Geração: Composto por um compressor e secador. O ar comprimido é gerado no compressor e depois passa por um secador para remover o excesso de água.
2- Linha de distribuição: Uma tubulação fará a distribuição do ar comprimido dentro de uma indústria.
3- Aplicação: o ar comprimido é utilizado para realizar uma tarefa, automatizar um movimento de uma linha de produção ou alimentar uma ferramenta pneumática.
Componentes básicos de uma aplicação pneumática:
- Cilindro pneumático: utiliza o ar comprimido para exercer uma força em um determinado curso.
- Válvula pneumática: controla a direção do ar comprimido.
- Preparação de ar: componentes utilizados para filtrar, regular a pressão e lubrificar o ar comprimido.
- Conexões pneumáticas: elementos que servem para ligar os componentes pneumáticos entre si por meio de mangueiras.
A Mecatrol, através de sua equipe, fornece serviços e produtos na área da automação industrial pneumática e executa projetos e instalações.
