Os meios de transporte automotivos e as máquinas motorizadas estão plenamente disseminados pelo território nacional. Automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, barcos, trens, além de um grande número de equipamentos motorizados das mais variadas formas e modelos, todos tem algo em comum: dependem de lubrificação, em especial nos seus motores, para seu perfeito funcionamento. Trocar o óleo lubrificante dos veículos é um ato dos mais corriqueiros. Apesar disto, poucas pessoas sabem dos riscos para o ambiente, para a saúde humana e até para a economia do país que o gerenciamento inadequado do óleo lubrificante usado que é retirado do motor do seu automóvel ou do equipamento pode causar, e que este resíduo é classificado como perigoso no Brasil e em vários países.
Com o uso normal ou não, o óleo lubrificante sofre deterioração, perdendo suas propriedades ótimas e não servindo mais para a finalidade para a qual foi elaborado, exigindo sua substituição para garantir a integridade e o bom funcionamento do motor. Aquele produto essencial, após retirado do motor, passa a ser um resíduo perigoso chamado óleo lubrificante contaminado. Apesar de ser um resíduo, o óleo lubrificante usado ou contaminado não pode ser considerado “lixo” de forma alguma. Vários processos tecnológicos chamados de “rerrefino” são capazes de extrair desse resíduo essa importante matéria-prima com a mesma qualidade do produto de primeiro refino, atendendo as especificações técnicas estabelecidas pela ANP. O rerrefino foi escolhido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, através da Resolução nº 362/2005, como o destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados ou contaminados.

O óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo perigoso que pode causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, mas também é uma importante fonte de uma matéria-prima nobre, que é o óleo lubrificante básico. Por esse motivo, os órgãos ambientais (CONAMA e MMA) e reguladores da indústria do petróleo, combustíveis e derivados (ANP e MME) decidiram que o melhor destino para esse resíduo perigoso é a coleta e o envio obrigatório a um rerrefinador, que retirará os contaminantes do óleo lubrificante usado ou contaminado e recuperará a máxima quantidade possível de óleo lubrificante básico.v
A Mecatrol fornece e instala sistemas de coleta de óleo centralizado capaz de simplificar as atividades dos operadores. Atravé de uma bomba a diafragma o óleo exausto é succionado e enviado por meio de tubulações ao reservatório central para posterior coleta e rerrefino.